Entenda a mentalidade de sua equipe e aumente sua produtividade

Texto produzido para PH Softwares

O rendimento no ambiente de trabalho depende de vários fatores dentro da empresa, um deles é o nível de dedicação que os funcionários têm com suas funções! Não é segredo: quanto mais você gostar do que faz e isso gerar satisfação, mais as coisas que você coloca energia vão dar certo e serem melhor executadas.

Ninguém contrata um funcionário para trabalhar no RH de uma empresa se ele não gosta de se relacionar com pessoas, não é?! Sabendo dessa dificuldade, Hendi Grant Halvorson, autora do livro “9 Coisas que Pessoas Bem-sucedidas Fazem de Modo Diferente”, em entrevista para a Harvard Business Review, nos conta sobre como otimizar o tempo e disposição de sua equipe. Confira!

Descubra qual é o pensamento predominante na sua equipe

Pesquisas indicam que os colaboradores de uma equipe podem reagir a dois tipos distintos de incentivo: através do foco na prevenção e através do foco na promoção.

Os que trabalham com o foco na prevenção têm as seguintes características:

  • Segurança
  • Evitam os erros
  • Trabalham lenta e deliberadamente
  • Estão sempre preparados para o pior
  • Se estressam muito com deadlines
  • Tem cabeça fechada para novidades

Os que trabalham com o foco na promoção têm as seguintes características:

  • Trabalham rápido
  • São criativos e têm muitas ideias
  • Correm riscos
  • Fazem seus planejamentos para os melhores cenários
  • Precisam de um feedback positivo

Agora que já sabe as características desses dois tipos de funcionários na empresa, você pode começar a analisar qual é o foco predominante da equipe, se é de promoção ou de prevenção, e começar a pensar sua estratégia a partir daí.

Combine sua comunicação com as necessidades da equipe

A comunicação com a sua equipe através destes dois focos pode-se dar através do seguinte exemplo:

Uma equipe de futebol é dividida em dois times. Para o Time 01, o técnico diz o seguinte: “vocês têm cinco pênaltis, e podem errar, no máximo, dois!”. Já para o Time 02 ele diz: “vocês têm cinco pênaltis, e a meta é acertar três!”.

No final do jogo, o time que mais se destacou foi o Time 02, pois tinha o perfil do foco na promoção! Incentivando os jogadores desta forma, eles tendem a ser mais bem sucedidos do que se fossem incentivados de outra maneira!

Tenha certeza de que eles estão nos cargos certos

Como dito anteriormente, uma pessoa com o foco preventivo dificilmente conseguirá bons resultados em um cargo de criatividade e que precise assumir riscos, lidando com deadlines corridos e improvisação.

Assim como alguém com foco promocional não tem perfil para comandar a parte financeira da empresa, pois não será tão assertivo ou cuidadoso nos detalhes, podendo esquecer de se prevenir caso algo não saia como planejado.

Esses são os passos para você entender a mentalidade da sua equipe e tirar o máximo de produtividade de todos os envolvidos!